CEI antecipa convocação da Enel para prestar conta
Devido a acontecimentos recentes, o presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Enel tem o vereador Mauro Rubem (PT), afirma que convocação da empresa para apresentação de plano de trabalho será antecipada. Isso, porque devido a chuva, na semana repassada, e a tempestade de poeira, na última sexta-feira, 1, goianienses chegaram a ficar quase 48 horas sem energia em casa.
Mauro Rubem explica que a situação será tratada em uma oitiva da CEI que ocorrerá nesta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Goiânia. Inicialmente, a reunião iria tratar somente da formação dos preços cobrados ao consumidor, mas será agregada a questão das várias quedas de energia que se tiveram recentemente.
De acordo com o petista, que preside a comissão criada em 13 de maio deste ano, a convocação ocorreria no final de outubro ou no início de novembro, mas devido às recentes e constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica do final de setembro e início de outubro, estratégia deverá ser antecipada. “Estamos tratando dessa questão da Enel desde março e o movimento seria ver uma situação mais estrutural, dos anos passado e retrasado, mas vamos ter que focar principalmente nesse semestre mesmo, que ela responda dos fatos recentes. Precisamos saber o que ela pretende fazer a respeito”, completa.
Segundo Mauro, essa convocação só não ocorreu até agora, porque até o momento a estratégia da CEI era ouvir pessoas e profissionais acerca do tema, na intenção de elaborar demandas e sugerir soluções. “Antes estávamos usando as reuniões principalmente para ouvir pessoas, mas com os últimos ocorridos teremos que adotar uma outra linha de antecipação”, diz.
O maior problema identificado até agora, segundo reportado por todos os vereadores, que de acordo com o petista, receberam dezenas de denúncias dos moradores, é fazer com que a Enel responda imediatamente aos chamados. Isso, porque moradores andam ficando por períodos de quase 48 horas com a prestação do serviço interrompida.
Ele ainda acrescenta que, para a melhora na prestação de serviço, a CEI pretende pretende trabalhar em cima da criação de um call center por parte da Enel, com objetivo do oferecimento do atendimento direto pelo funcionário. “Até para facilitar a fiscalização da Câmara e do Procon”, acrescenta.
Ao Jornal Opção, o advogado especialista em Direito Processual Civil, Leonardo Ângelo Stacciarini de Resende, chegou a acrescentar que o direito do consumidor é de ser atendido por uma pessoa, não somente via atendimento eletrônico, como vem acontecendo atualmente. “O consumidor paga pelo serviço, mas não tem retorno”, diz. Assim, a população pode, inclusive, solicitar indenização por parte do Poder Judiciário.