Contabilidade para Pequenas Empresas em Boituva

Contabilidade para Pequenas Empresas em Boituva

Com a abertura da sua empresa, você precisará ficar por dentro das tarefas contábeis que vêm junto com a responsabilidade das pequenas empresas em Boituva.

Embora a contabilidade possa nem sempre ser a parte mais excitante do crescimento do seu negócio, é crucial começar com o pé direito.

Neste guia, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre contabilidade de pequenas empresas.

O que é contabilidade de pequenas empresas em Boituva?

A contabilidade empresarial é um conjunto de atividades financeiras para o processamento, medição e comunicação das finanças de uma entidade empresarial. Essas atividades incluem impostos, gestão, folha de pagamento, aquisição e inventário.

Noções básicas contábeis para pequenas empresas

  • Abra uma conta bancária de pequenas empresas
  • Acompanhe suas despesas com pequenas empresas
  • Desenvolver um sistema de contabilidade
  • Criar um sistema de folha de pagamento de pequenas empresas
  • Investigue imposto sobre importação
  • Determine como você será pago
  • Estabelecer procedimentos fiscais de vendas
  • Determine suas obrigações fiscais
  • Calcular a margem bruta
  • Solicite financiamento para pequenas empresas
  • Encontre parceiros contábeis de alta qualidade
  • Reavalie periodicamente seus métodos

1. Abra uma conta bancária

Depois de se registrar legalmente e iniciar o processo para iniciar um negócio, e idealmente antes de começar a gerar fluxo de caixa significado, você precisará de um lugar para gerenciar os recebimentos do seu negócio. Ter uma conta bancária separada mantém suas transações comerciais distintas e separadas, e facilitará a vida na hora do imposto.

Uma conta bancária empresarial ajuda a proteger seus bens pessoais no infeliz caso de falência, processos judiciais ou auditorias.

Observe que as empresas são obrigadas a ter uma conta bancária separada para os negócios.

Os proprietários únicos não precisam legalmente de uma conta separada, mas é definitivamente recomendado.

Comece abrindo uma conta corrente pessoa jurídica, seguida de qualquer conta corrente ou poupança que o ajude a organizar o fluxo de caixa e planejar impostos.

Por exemplo, você pode configurar uma conta uma porcentagem de cada pagamento como sua retenção de impostos. Uma boa regra é deixar 25% de sua renda de lado, embora estimativas mais conservadoras para os que ganham mais podem estar perto de um terço.

Em seguida, como um novo dono de pequeno negócio, você vai querer considerar um cartão de crédito de negócios para começar a construir crédito.

O crédito é importante para garantir financiamento no futuro, bem como potencialmente financiar grandes ordens de compra no futuro.

As empresas precisam usar um cartão de crédito separado para evitar a manipulação de ativos pessoais e empresariais para que não ocorre uma verdadeira confusão patrimonial.

Antes de falar com um banco sobre abrir uma conta, faça seu dever de casa, compare estruturas de taxas. A maioria das contas correntes de negócios têm taxas mais altas do que os bancos pessoais, por isso preste muita atenção ao que você deve. Dependendo do tipo de transações comerciais que você vai fazer, diferentes cartões de crédito de negócios têm vantagens diferentes.

Se você planeja gastar uma quantia considerável em viagens, por exemplo, um cartão de crédito de negócios que lhe dá milhas pode ser o ideal!

Para abrir uma conta bancária, você precisará do Contrato Social, CNPJ, Documentos dos Sócios, verifique com o banco individual quais documentos levar para a consulta.

2. Acompanhe suas despesas de pequenas empresas

A base da contabilidade sólida de negócios é um rastreamento eficaz e preciso de despesas. É um passo crucial que permite monitorar o crescimento do seu negócio, construir demonstrações financeiras, acompanhar as despesas dedutíveis, preparar declarações fiscais.

Desde o início, estabeleça um sistema contábil para organizar recibos e outros registros importantes. Esse processo pode ser simples e à moda antiga (livro caixa).

Existem cinco tipos de recibos para prestar atenção especial:

  1. Refeições e entretenimento. Realizar uma reunião de negócios em um café ou restaurante é uma ótima opção, basta documentar bem. Na parte de trás do recibo, registro de quem compareceu e o propósito da refeição ou saída.
  2. Viagens de negócios fora da cidade. Contabilizar todas as saídas viagens e guardar as notas fiscais irá te ajudar na contabilidade da sua empresa.
  3. Despesas relacionadas com veículos. Registre tudo se usou o veículo para negócios, e, em seguida, aplique a porcentagem de uso para despesas relacionadas ao veículo.
  4. Recibos de presentes. Para presentes como ingressos para um show, importa se o doador vai ao evento com o destinatário. Se o fizerem, então a despesa seria categorizada como entretenimento ao invés de um presente. Observe esses detalhes no recibo.
  5. Recibos do escritório. Semelhante às despesas do veículo, você precisa calcular qual porcentagem da sua casa é usada para negócios e, em seguida, aplicar esse percentual às despesas relacionadas à casa.

Começar seu negócio em casa é uma ótima maneira de manter a sobrecarga baixa, além disso você se qualificará para alguns incentivos fiscais únicos. Você pode deduzir a parte da sua casa que é usada para negócios, bem como sua internet doméstica, celular e transporte de e para sites de trabalho e para tarefas comerciais.

Qualquer despesa que seja usada parcialmente para uso pessoal e em parte para negócios deve refletir esse uso misto. Por exemplo, se você tem um celular, você pode deduzir a porcentagem que você usa o dispositivo para negócios. WiFi muitas vezes pode se enquadrar nesta categoria também. Os custos de quilometragem, basta manter todos os registro.

3. Desenvolver um sistema de contabilidade

A contabilidade é o processo contábil diário de registrar transações comerciais, categorizar e conciliar extratos bancários.

A contabilidade é um processo de alto nível que analisa o progresso dos negócios e faz sentido os dados compilados pelo contador ao construir demonstrações financeiras. Como um novo empreendedor, você precisará determinar como você quer gerenciar seus livros:

  1. Você pode optar por ir por um sistema online ou uma planilha simples do Excel.
  2. Você tem a opção de usar um contador terceirizado ou de meio período que seja local ou baseado em nuvem.
  3. Quando o seu negócio é grande o suficiente, você pode contratar um contador e/ou contador.

Com muitas opções de software contábil por aí, você certamente encontrará uma solução de contabilidade que atenderá às necessidades do seu negócio.

4. Criar um sistema de folha de pagamento de pequenas empresas em Boituva

Muitas lojas online começam como um show de uma pessoa só. Mas como dono de um pequeno negócio, chega o momento em que faz sentido contratar ajuda externa. Para fazer isso, você precisa estabelecer se esse indivíduo é um empregado ou um contratante independente.

Para os funcionários, você terá que configurar um cronograma de folha de pagamento e garantir que você está retendo os impostos corretos.

Para empreiteiros independentes, certifique-se de rastrear quanto você está pagando cada pessoa. Os proprietários de empresas são obrigados a arquivar documentos trabalhistas por 35 anos.

5. Investigar imposto de importação

Dependendo do seu modelo de negócio, você pode estar planejando comprar e importar mercadorias de outros países para vender em sua loja.

Ao importar produtos, você provavelmente estará sujeito a impostos e deveres, o que vale a pena notar se você executar um negócio de dropshipping. Estas são as taxas que seu país impõe às mercadorias que chegam.

Aprenda sobre a importação de mercadorias e os impostos associados, para que você conheça as regras desde o seu contato.

Além disso, se você está importando mercadorias, um despachante aduaneiro pode ajudá-lo a estimar as taxas em seu próprio negócio e planejar os custos.

6. Determine como você será pago

Quando as vendas começarem, você precisará de uma maneira de aceitar pagamentos.

Se você quiser aceitar pagamentos com cartão de crédito você precisará de uma maquininha de cartão, ou pode usar um banco para emitir boletos ou meios de pagamentos como o PayPal.

Se você usar um processador de pagamento de terceiros, as taxas variam. Alguns processadores cobram uma taxa de intercâmbio por transação. Outros cobram taxas fixas por cada transação, enquanto alguns têm um modelo de adesão mensal para transações ilimitadas.

7. Estabelecer procedimentos fiscais de vendas

O mundo do comércio eletrônico tornou mais fácil do que nunca vender para clientes fora do seu estado e até mesmo do seu país. Embora esta seja uma grande oportunidade para marcas com metas de crescimento, introduz regulamentos fiscais de vendas confusos que podem causar dores de cabeça.

Quando um cliente entra em uma loja de varejo de tijolos e argamassa, ele paga o imposto sobre as vendas de qualquer estado que faz a compra, não importa se eles vivem naquela cidade ou eles estão visitando de algum lugar do mundo. No entanto, quando você vende online, os clientes podem estar localizados em diferentes cidades, estados e até países.

8. Determine suas obrigações fiscais

As obrigações fiscais variam de acordo com a estrutura jurídica do negócio.

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Se você está sempre em dúvida sobre possíveis obrigações fiscais, é só falar com um profissional da contabilidade. Apesar do custo, pode economizar muito tempo e dinheiro.

9. Calcular a margem bruta

Melhorar a margem bruta da sua loja é o primeiro passo para obter mais renda. Para calcular a margem bruta, você precisa saber os custos incorridos para produzir seu produto.

Para entender melhor isso, vamos definir rapidamente tanto o custo das mercadorias vendidas (CMV) quanto a margem bruta.

  • CMV. Estes são os custos diretos incorridos na produção de produtos vendidos por uma empresa. Isso inclui materiais e custos diretos de mão-de-obra.
  • Margem bruta. Esse número representa a receita total de vendas que é mantida após o negócio incorrer em todos os custos diretos para produzir o produto ou serviço.

Veja como você pode ir sobre o cálculo da margem bruta:

Margem bruta (%) = (receita – CMV) / receita

A diferença entre o quanto você vende um produto e o quanto o negócio realmente leva para casa no final do dia é o que realmente determina sua capacidade de manter as portas abertas.

10. Solicite financiamento

Existem muitos cenários em que uma pequena empresa em Boituva em crescimento pode precisar garantir financiamento de negócios externos, seja através de uma linha de crédito, investidores, um empréstimo ou até mesmo um parceiro de negócios.

Por exemplo, você pode ter uma queda inesperada nas vendas devido a circunstâncias externas incontroláveis, ou talvez você precise de um impulso financeiro durante períodos lentos em um negócio sazonal.

Marcas com grandes metas de crescimento muitas vezes precisam garantir financiamento para fazer investimentos em desenvolvimentos de novos produtos, estoque, lojas de varejo, contratações e muito mais.

11. Encontre parceiros contábeis de alta qualidade

Como um pequeno empresário, você vai querer ter um entendimento dos princípios contábeis geralmente aceitos. Não é uma regra, mas ajuda você a medir e entender as finanças da sua empresa.

Se você precisa de uma ajuda ou orientação de planejamento financeiro extra, muitos contadores de pequenas empresas e profissionais financeiros podem ajudá-lo a obter mais controle do seu dinheiro. Há alguns indivíduos que você pode querer considerar se alistar:

  • Contabilidade Consultiva. Um contador de pequenas empresas pode aconselhar em muitos pontos diferentes, incluindo sua estrutura de negócios, criar demonstrações financeiras, obter licenças e licenças necessárias e até mesmo escrever um plano de negócios. Você pode escrever o seu usando nosso modelo de plano de negócios gratuito.
  • Auditor. Em caso de auditoria, um AUDITOR é o único indivíduo que pode legalmente preparar uma demonstração financeira auditada.
  • Contador. O contador gerencia os registros do dia-a-dia, conciliando regularmente contas, categorizando despesas e gerenciando contas a receber/contas a pagar.
  • Planejamento tributário. Seu preparador de impostos preenche os formulários necessários e pode arquivá-los em seu nome durante a temporada de impostos. Alguns também configurarão seus pagamentos de impostos estimados.
  • Planejador Fiscal. Esses profissionais ajudam a otimizar seus impostos antes de arquivá-los, ajudando você a aprender maneiras de reduzir sua carga tributária.

12. Reavalie periodicamente seus métodos

Quando você começar, você pode optar por usar uma planilha simples para gerenciar, mas à medida que você cresce, você vai querer considerar métodos mais avançados.

As demonstrações financeiras empresariais ficam mais naturalmente mais complexas à medida que você cresce. É importante reavaliar continuamente o tempo que você está gastando em seus livros e quanto esse tempo está custando ao seu negócio. É por isso que aprender o básico da contabilidade é tão importante, mesmo que você não pretenda sempre fazer a contabilidade sozinho!

Conheça seus números para crescer seu negócio

Começar um negócio pode ser um processo avassalador, mas se você seguir esta lista, você terá as finanças da sua nova loja em ordem desde o início. Desde abrir o tipo certo de conta bancária até determinar quanto você vai trazer por produto, essas tarefas contribuirão para o sucesso do seu negócio, agora e à medida que ele cresce.

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